CLÍNICA ALPINO

AUDIOMETRIA, TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, FIBRONASOLARINGOSCOPIA, BERA.
DOENÇAS DO OUVIDO, NARIZ E GARGANTA

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saiba sobre o Câncer de Laringe

Eles podem ocorrer em qualquer região da Laringe ( orgâo da voz)
 O que é câncer de Laringe?

As células de nosso organismo normalmente se dividem de maneira ordenada. Uma das maneiras admitidas para formação do câncer é quando as células se dividem demasiadamente formando massas conhecidas como tumores. Existem vários tipos de câncer da cabeça e pescoço.

Tumores benignos não invadem outras partes do corpo, mas os tumores malignos (cancerosos) podem invadir e enviar células cancerosas para outras partes do corpo, processo chamado de metástase. Em geral, o câncer da região da Cabeça e Pescoço não se dissemina rapidamente para outras partes do corpo, razão pela qual a cirurgia é muitas vezes o tratamento preferencial.

Existem sinais de câncer que podem ser observados?

Há muitos sintomas de câncer que podem ser observados. Estes sintomas nem sempre significam câncer, porém indicam a necessidade de se consultar um médico sempre que estes sintomas forem observados:

-
dor, caroço, inchaço ou ferida na boca que não melhora em até 15 dias;
- inchaço ou caroço no pescoço que dure mais de 2 semanas;
- mudança na voz ou rouquidão recente e persistente;
- dor de garganta repetitiva;
- dificuldade para engolir;
- dor de ouvido constante;
- alterações na pele tais como: ferida ou ulceração;
- mudança na cor ou sangramento de uma verruga;
- sangramento nasal freqüente ou obstrução nasal contínua;
- escarro sanguinolento.

Quem tem câncer de cabeça e pescoço?

Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de cabeça e pescoço, porém pessoas que fumam ou que bebem tem um maior risco para estes tipos de câncer, sendo ainda mais perigoso se em fumar em excesso, ou seja, mais de dez cigarros por dia. Pessoas com exposição prolongada aos raios de sol também apresentam um alto risco de desenvolver câncer de pele sendo que muitos ocorrem na área da cabeça e pescoço. O câncer da glândula tireóide não depende de fatores de risco.

O câncer da Laringe?

O câncer pode ser curado, especialmente se diagnosticado e tratado no começo, antes que a doença tenha chance de se espalhar. Por isto é importante procurar um médico assim que você notar algum dos sintomas de câncer da cabeça e pescoço. O reconhecimento destes sinais e atuação rápida pode salvar a vida.



Um exame clínico demora menos de 10 minutos, não é doloroso e nem desconfortável. O médico olhará seu nariz, boca, e garganta . Poderá usar um abaixador de língua e um pequeno espelho para visualizar as áreas menos acessíveis. Ele também irá palpar seu pescoço a procura de nódulos, inchaço ou outras anormalidades. Neste exame o médico geralmente não faz o diagnóstico definitivo, sendo na maioria das vezes necessários exames complementares para decisão sobre o seu diagnóstico e tratamento. O mais comum é a ENDOSCOPIA NASOSSINUSAL E/OU A VIDEOLARINGOSCOPIA. São exames rápidos que permitem ótima visualização da Laringe. A biópsia normalmente é realizada sob anestesia e ela confirma a malignidade do tumor.

Quais os tratamentos disponíveis para estes casos?

O tratamento para o câncer varia com o tipo e gravidade da doença. Estes tumores podem ser tratados com cirurgia, radioterapia, ou quimioterapia, ou combinação destas técnicas. Recentemente novas técnicas cirúrgicas tem sido desenvolvidas, permitindo ao paciente viver mais tempo e em melhores condições. A cura é possível mesmo que o câncer não tenha sido encontrado no início.

Se eu não tiver nenhum sinal de câncer, quando eu necessitarei ser examinado de novo?

Se você tem alto risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço (se você fuma ou bebe), procure por seu médico tão logo note qualquer dos sinais de doença. Se você não é do grupo de risco e não tem sintomas, procure o médico de sua confiança uma vez ao ano.

Como eu posso evitar um câncer de cabeça e pescoço ( inclusive Laringe) ?

O melhor tratamento para o câncer da cabeça e pescoço é a prevenção. Cerca de 80% dos casos de câncer da cabeça e pescoço são causados pelo fumo, álcool e luz solar excessiva. Evite fumar. Evite o consumo de álcool. Evite exposição prolongada ao sol. Prefira alimentos pobres em gordura e ricos em fibras (verduras e legumes). Crie o hábito de examinar sua boca no espelho, à procura caroços e aftas que não cicatrizam. Procure seu médico em caso de dúvida. Estes cuidados poderão reduzir suas chances de desenvolver câncer da cabeça e pescoço assim como muitos outros tipos de câncer.

Aonde eu posso ter maiores informações?

Seu médico de confiança pode responder a muitas de suas perguntas, e encaminhar você a um especialista se julgar necessário. Você pode também procurar inicialmente serviços especializados. Nestes casos especialistas treinados poderão responder muitas de suas dúvidas, e também indicar a você outras fontes de informação ou centros especializados.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço dispõe em seu
site uma lista dos médicos especialistas Membros Efetivos da Sociedade, que estarão aptos a ajudá-lo.




 

CLINICA ALPINO

Prédio da CLIMEC

Rua Ricardo Leite, 269.
João Monlevade. MG
TEL: (31) 3851 5649

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Você sabe o que significa um AVC ( Acidente Vascular Cerebral)?

Acidente vascular cerebral (AVC) , popularmente conhecido como DERRAME é uma das doenças mais freqüentes em serviços de emergência (UE). 
O acidente vascular encefálico se caracteriza pela instalação de um déficit neurológico focal, repentino e não convulsivo, determinado por uma lesão cerebral, secundária a um mecanismo vascular e não traumático. Podemos encontrar, conseqüentemente, AVEs secundários a embolia arterial e processos de trombose arterial e/ou venosa, causando, assim, isquemia e/ou hemorragia cerebral.

Classificação

Podemos classificar o AVE em dois tipos: isquêmico (quando falta sangue em determinada área do cérebro) e hemorrágico.

a) Acidente vascular cerebral isquêmico (AVEI)

b) Acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH):
· Hemorragia intracerebral: corresponde a presença de lesão intraparenquimatosa, (hematoma) levando a sinais e sintomas neurológicos secundários;
· Hemorragia subaracnóidea: neste caso não observamos sinais de sofrimento cerebral intraparenquimatoso, somente se houver complicações posteriores.

Os principais fatores de risco para o AVC agudo em qualquer análise, a saber: hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, Diabetes, obesidade, cardiopatias, tabagismo, etilismo, idade e raça.
Diagnóstico

Os principais exames complementares para o correto manuseio clínico e/ou cirúrgico do paciente são os seguintes:

1. TC ( TOMOGRAFIA) de crânio com contraste venoso: é o verdadeiro divisor de águas entre os AVCs isquêmicos e hemorrágicos;
2. MRI de crânio com protocolo de difusão e perfusão: fundamental para indicação de terapia trombolítica no AVC isquêmico, uma vez que delimita a chamada área de penumbra isquêmica já discutida, não é adequado, inicialmente, para o AVC hemorrágico;
3. Ecocardiograma uni e bidimensional com protocolo transesofágico: fundamental para a pesquisa de fontes emboligêmicas;
4. Ecodoppler colorido de carótidas e vertebrais: também vital para a pesquisa de fontes emboligêmicas secundárias a doença aterotrombótica carotídea, bem como ao correto manuseio das doenças obstrutivas carotídeas;
5. Angio Ressonância Nuclear Magnética de crânio e pescoço: fundamental para avaliação de obstruções em nível de vasos do pescoço e polígono de Willis ( artérias principais que irrigam o cérebro);
6. Doppler transcraniano: avaliação dinâmica de fenômenos vasculares intracranianos;
7. Hemograma, VHS, provas de função reumática, provas homeostáticas, sorologia para HIV, CMV, sífilis, hepatite viral HTLV1.

Quadro clínico

Os déficits neurológicos maiores (graves) como as hemiplegias ( paralisia de um lado do corpo), hemianestesias, hemianopsias e afasias globais, associadas ou não a diminuição do nível de consciência, são observados principalmente em doentes com infarto por oclusão de artérias do sistema carotídeo esquerdo.

Na hemorragia cerebral observamos cefaléia, perda e/ou diminuição de nível de consciência, crises convulsivas e vômitos (hipertensão intracraniana). Em pacientes com pequeno sangramento, a cefaléia poderá estar ausente.

Condutas

O acidente vascular encefálico deve ser encarado como de emergência, devendo ser diagnosticado e tratado o mais rápido possível. Podemos prevenir a morte neuronal com a restauração do fluxo sangüíneo cerebral nos valores fisiológicos e dentro de um certo intervalo de tempo (janela terapêutica), com o objetivo de se "salvar" a área de penumbra. Independentemente do tipo do AVE, podemos dividir as condutas na fase aguda em medidas de suporte e tratamento específico.
4. Tratamento no AVE hemorrágico
Podemos dividir os hematomas intracerebrais (intraparenquimatoso) em três grupos: pequeno, médio e grande.
· Hematomas pequenos: neste caso é necessário o controle da pressão arterial, com ajuda de suporte clínico e conduta para impedir a isquemia perilesional.
· Hematomas médios: a monitorização intensiva do quadro neurológico deve ser realizada para determinar as melhores opções terapêuticas.
· Hematomas grandes: independente das medidas adotadas, seu prognóstico é ruim (geralmente é uma emergência neurocirúrgica). A indicação cirúrgica se dá pelo quadro clínico e o volume do hematoma.





No caso, do Técnico de Futebol Ricardo Gomes, optou-se imediatamente por Cirurgia por ser um AVC HEMORRÁGICO EXTENSO. O prognóstico, ou como irá se recuperar ainda é uma incógnita. Somente o tempo poderá dizer.


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dicas de saúde do dia

  1. Não fume. O cigarro provoca Câncer de boca, garganta, esôfago, pulmão, mama e bexiga;
  2. A vida é muito curta. Portanto não se apegue tanto às coisas materiais. Lembre-se: somos seres espirituais, passando por uma experiência humana. O apego, a inveja, a calúnia, o mau humor, sentimentos de vingança e o pessimismo provocam doenças do espírito que refletem no corpo.

domingo, 28 de agosto de 2011

CUIDADO COM USO DE ANTIBÓTICOS . TOME-O SEMPRE CONFORME RECEITA MÉDICA.

Resistência bacteriana
Bacterial resistance

O primeiro antibiótico, a penicilina, foi descoberto por Alexander Fleming, em 1929, em um hospital londrino. Anos mais tarde, com o advento da Segunda Guerra Mundial, foi imperativo que se estudasse e que se pesquisasse mais a quimioterapia moderna, pois com a guerra eram inevitáveis os ferimentos e, com eles, as infecções. A penicilina foi então extensamente utilizada contra estafilococos e estreptococos, grandes causadores de pneumonias, infecções aéreas superiores, septicemias etc. A nova droga tinha grande capacidade em dizimar essas infecções e, ainda, atuava de acordo com os princípios da quimioterapia moderna, ou seja, com toxicidade seletiva.
A resistência à nova droga foi descrita quase que imediatamente, bactérias produtoras de penicilinase, hoje chamadas b-lactamases, sobreviviam à terapêutica clínica e só altas doses efetivamente atingiam sucesso, concentrações inatingíveis sem efeitos de toxicidade. Inicialmente o fenômeno da resistência bacteriana não parecia ser um problema tão grande. Foi temporariamente resolvido com a introdução de novos agentes antibacterianos, tais como os aminoglicosídeos, macrolídeos, glicopeptídeos e ainda alterações estruturais nos compostos já existentes que refletiam em alteração de sua atividade e espectro antimicrobiano. Hoje se conhecem microrganismos multirresistentes, não sensíveis a quaisquer dos antibióticos disponíveis clinicamente, levando rapidamente à morte pacientes hospitalizados. Esses casos são cada vez mais frequentes, inclusive no Brasil.
As bactérias têm sido classificadas como resistentes ou sensíveis de acordo com dados de CMI (Concentração Mínima Inibitória) CMB (Concentração Mínima Bactericida). Mas, geralmente, um dado microrganismo é sensível ou resistente apenas quando se observa o sucesso ou insucesso terapêutico, respectivamente. Visto isso, deve-se encarar a terapêutica de uma maneira mais abrangente, menos simplista, considerando-se: droga, microrganismo, farmacocinética e imunidade do paciente.
A aquisição de resistência tem diminuído muito a atividade de importantes antibióticos, servindo como objetivo maior de pesquisadores para a busca de novas drogas, associações ou esquemas terapêuticos.
É preciso que se entenda que antibióticos exercem a chamada "pressão seletiva", ou seja, em contato com microrganismos exercerão sua atividade, levando à morte as cepas sensíveis sobrevivendo então as resistentes. Com o uso frequente, essa seleção leva ao predomínio das cepas que de alguma forma sobreviveram, multiplicaram-se e agora são maioria. Portanto, fica claro porque em ambientes hospitalares ou comunidades sem qualquer controle no uso dessas drogas o aparecimento de cepas multirresistentes é mais frequente e também mais complicado.
O uso indiscriminado, irresponsável e ignorante de antibióticos, terapeutica ou profilaticamente, humano ou veterinário, passando ainda pelo uso no crescimento animal e propósitos agrícolas, tem favorecido a essa pressão seletiva, mostrando como resultado a seleção e predominância de espécies cada vez mais resistentes.
Em um artigo publicado na Inglaterra, em 1998, o autor mostra dados relativos ao uso de antibióticos no mundo. Mostra que de todas as drogas utilizadas, 50% se destinam a uso humano e 50% ao agroveterinário. Da fração de drogas usada em humanos, 20% são em hospitais e 80% comunitátria. Desse montante, calcula-se que de 20% a 50% não haja necessidade de uso. Para o uso veterinário, os dados são mais alarmantes, 20% são usados terapeuticamente e até 80% para uso profilático e promoção de crescimento. Estima-se que até 80% do uso agroveterinário é altamente questionável.
Alguns autores ainda condenam o uso indiscriminado e sem controle de antibióticos contra acne, o uso exagerado em hospitais, o uso em pacientes com presença de H. pylori sem lesão ulcerosa e, ainda, defendem um maior controle do uso em odontologia, pois genes de resistência do Streptococcus pneumoniae parecem ter se originado de estreptococos da cavidade oral. O uso indiscriminado não se relaciona diretamente com a pobreza ou falta de recursos de um país.
Com o uso crescente e indiscriminado de antibióticos, através de pressão seletiva, permaneceram vivos apenas os microrganismos capazes de se defender da ação da droga.
O que deve ser feito para se combater o aparecimento e disseminação de exemplares resistentes? Algumas estratégias vêm sendo adotadas pela comunidade científica para o controle da resistência bacteriana.
O uso indiscriminado de antimicrobianos ( antibióticos) sem dúvida foi o que nos levou ao estado de alerta atual. O uso descontrolado na agricultura, no desenvolvimento e crescimento pecuário e avicultura selecionou microrganismos altamente resistentes. Por tudo isso, parece ser esse o caminho da volta, ou seja, um controle mais rígido no uso de drogas, desde sua venda em farmácias, passando por um maior controle e conscientização no uso agropecuário e, finalmente, usado de forma mais racional e prudente em clínica. A área multiprofissional da saúde e principalmente a população tem de ser informada e conscientizada do real e grande problema que isso significa. O uso hospitalar tem de ser altamente controlado, pois é nesse ambiente que se criam com maior frequência os exemplares multirresistentes. Os clínicos devem respeitar as decisões e deliberações das comissões que padronizam o uso de drogas no hospital, pois elas são escolhidas com base na microbiota local e no padrão de sensibilidade dos microrganismos mais encontrados. Portanto, o controle no uso de antibióticos e combate à resistência bacteriana tem de estar alicerçado em dois pontos fundamentais: educação e comunicação. Todos os profissionais de saúde devem estar juntos nesta luta, cada qual exercendo seu papel, se informando e policiando-se cada vez mais.

Fernando de Sá Del Fio ( Doutor em Farmacologia pela UNICAMP); Thalles Rocha de Mattos Filho ( Professor Titular de Farmacologia UNICAMP) ; Francisco Carlos Groppo (Doutor em Farmacologia pela UNICAMP).

DIcas de Saúde do dia

  • Cuidado com uso indiscriminado de antibiótico. Tome antibiótico somente se o seu médico prescrever;
  • Não deixe o balconista da farmácia trocar sua receita. Existem nas farmácias, os famosos medicamentos BO ( Bonificados). Muitos donos de farmácia ganham dinheiro com medicamentos de procedência duvidosa, vendendo medicamentos BO, INCLUSIVE ANTIBÓTICOS, ganhando comissão com a venda destes medicamentos.
  • Os antibióticos tomados de forma errada ou incompleta provocam resistência bacteriana, levando a infecções muito agressivas, muitas vezes fatais. Cuidado!!
  • Evite comprar antibióticos Genéricos. Converse com seu médico. Não sei o motivo exato, mas percebo na prática médica diária que os antibióticos genéricos não produzem resultados tão satisfatórios quanto os medicamentos de marca já consagrados no mercado.  

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas de saúde do dia

  • Arrume um espaço na sua Agenda para fazer ginástica, esqueça um pouco o trabalho e os compromissos e priorize mais a sua vida e a sua saúde;
  • A Ciência elegeu alimentos NOTA 100, que não podem faltar em seu prato, pois fornecem nutrientes como fibras, vitaminas, substâncias que ajudam a prevenir o envelhecimento e o câncer. São eles: Laranja, vagem, brócolis, couve-flor, tomate, maçã, alface, espinafre, cenoura, abacaxi, manga, banana, cebola, uva.
  • A Ciência elegeu também os NOTA 0, pois são alimentos com grande depósito de gorduras nocivas e sódio: São eles: cachorro quente, Chocolates, Biscoitos, Refrigerantes, Salames e Presuntos.

OS DEZ SINAIS DO CÂNCER

 Se você  apresenta ou conhece alguém com um ou mais destes sintomas, procure imediatamente um médico da sua confiança. Não perca tempo.

    1. 1.Caroços ( ínguas) espalhadas pelo corpo, persistentes, endurecidas, com crescimento progressivo ao longo de semanas.
    2. Dificuldade para urinar e impotência sexual ( homens)
    3. Caroço ( nódulo) persistente na mama não doloroso;
    4. Corrimento fétido vaginal e dor durante relação sexual;
    5. Sangramento pelo ânus e dificuldade de evacuar;
    6. Mal hálito associado a ferida na boca muito dolorosa e que não cicatriza em 2 semanas
    7. Dificuldade para se alimentar ( a comida não desce seja liquida, pastosa ou sólida) e salivação excessiva;
    8. Tosse , rouquidão e falta de ar que perduram por mais de 2 semanas em tabagistas
    9. Falta de apetite, palidez e fraqueza repentinas que perduram por mais de 4 semanas;
    10. Emagrecimento rápido e involuntário;

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dicas de saúde do dia

  1. Tome bastante líquido, mesmo no inverno. A quantidade varia individualmente. Pessoas sedentárias necessitam em média de 1,5 litro por dia. A correta hidratação favorece o perfeito funcionamento dos rins e intestino, proteje a pele e a mucosa respiratória dos vírus e bactérias. Portanto, a correta hidratação ajuda a manter a boa imunidade do organismo contra as doenças respiratórias do inverno.
  2. Ande todos os dias quinze minutos a pé. Suba escadas. Deixe o carro na garagem sempre que possível.
  3. O organismo precisa de sono. Durma pelo menos 7 horas por noite. A falta de sono favorece infecções, irritabilidade,stress, fadiga física e mental,zumbido nos ouvidos, dores de cabeça.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DOENÇAS DO INVERNO

Durante o Inverno, é frequente a ocorrência de doenças respiratórias. Rinites, Amigdalites, Rinossinusites. Os vírus e bactérias , por serem muito leves, ficam dispersos no ambiente durante esta época seca. As pessoas ingerem menos liquidos devido ao frio, se aglomeram  mais e preferem os lugares mais fechados. O ressecamento das mucosas do nariz e garganta, somados a alta taxa de propagaçao de microorganismos entre as pessoas favorece as epidemias de Gripes e Resfriados e consequentemente suas complicações ( Rinossinusites, amigdalites e Pneumonias). É importante hidratar bem o corpo, com ingestão de liquidos em abundancia, de preferencia agua, sucos naturais, água de coco, leite desnatado. Evitar refrigerantes que são muito calóricos e favorecem a obesidade. O álcool é péssimo, pois desidrata as mucosas. Coriza, congestão nasal, espirros, ardencia na garganta, dores pelo corpo que persisitem por mais de 7 dias, precisam ser avaliadas por um especialista. O Resfriado comum dura no máximo 7-8 dias. Se complicar com febre, dor na face em peso, tosse que piora a noite ao deitar, secreção pós nasal amrelo-esverdeada, odor fétido nasal tem-se provavelmente o diagnostico de uma Rinossinusite bacteriana. O médico otorrinolaringologista possui ferramentas necessárias ao correto diagnóstico e tratamento. Cuidado, não se auto medique. Consulte-nos.
DR. LUIS ALPINO.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Clinica ALPINO

CLÍNICA ALPINO.
Dr. Luis Alpino Prandini de Assis.

Médico Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço.
CRM MG 32419.
Funcionamos na CLIMEC. Rua Ricardo Leite, 269. Bairro Nossa Senhora da Conceiçao.
João Monlevade / Minas Gerais.
Consultas ( crianças e adultos) 
CONTATO:  31 3851 5649
           31 3851 6078 / RAMAL 226

Adaptamos APARELHOS AUDITIVOS

CIRURGIAS : HOSPITAL MARGARIDA E MED CENTER
EXAMES: AUDIOMETRIA, IMITANCIOMETRIA, VIDEOENDOSCOPIA NASOSSINUSAL
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL: EMISSÕES OTOACÚSTICAS ( TESTE DA ORELHINHA)
BERA

Cirurgias :
  • Nariz e seios paranasais ( Desvio de septo nasal, hipertrofia das conchas nasais, sinusite crônica)
  • Ouvido
  • Boca ( lesões e tumores do assoalho oral, lábios, língua, palato)
  • Faringe ( amigdalas, adenoide )
  • Laringe ( cordas vocais- fonomicrocirurgia) 
  • Glândulas salivares
  • Gl. tireóide ( nodulos e tumores)
  • Tumores e nódulos cervicais ( pescoço)
  • Tumores da pele do couro cabeludo, pele da face e pescoço