CLÍNICA ALPINO

AUDIOMETRIA, TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, FIBRONASOLARINGOSCOPIA, BERA.
DOENÇAS DO OUVIDO, NARIZ E GARGANTA

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

30 de Setembro: Dia da Secretária

Hoje, 30 de setembro, comemoramos o Dia da Secretária.
A secretária é o cartão de visita do médico. Educada, inteligente, bem vestida, conquista muitos clientes e os fideliza. Se for mal educada, desleixada, mal humorada e preguiçosa, espanta a clientela.
Portanto, desejo muita sorte e trabalho para todas as secretárias.
Parabéns!!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dez dicas para se proteger do câncer

Segundo o INCA ( Instituto Nacional do Câncer), a prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. São raros os casos de câncer que se devem apenas a fatores hereditários.
Portanto, listamos 10 dicas para uma vida mais saudável e com menos risco de desenvolver um câncer.
  • Evite o cigarro!!! O tabagismo é o principal fator de risco para tumores de boca, esôfago, mama, bexiga, pulmão. O cigarro associado ao álcool aumenta em 10 vezes as chances de desenvolver um câncer.

  • Pratique atividade física, regularmente. Caminhadas, corridas, natação ajudam a manter o sistema imunológico ativo e vigilante contra as células cancerígenas que vão se formando ao longo da vida.


  • Consulte um bom médico regularmente, principalmente se há casos de câncer na família, para uma avaliação mais detalhada e realização de exames importantes conforme sua história de vida.
  • A vida em família fortalece os laços afetivos e fortalece a imunidade. Viva uma vida feliz e tranquila com seus próximos. A união na família é em bem precioso!

  • Tenha uma dieta saudável com muitas frutas, legumes, folhas, grãos. Evite sempre gorduras, enlatados e embutidos ( salame, presunto, linguiças defumadas). Evite comer carnes vermelhas todos os dias.


  • Tenha uma vida positiva, otimista. Trabalhe com prazer. Divirta-se. Afaste a depressão  e tudo que aflige o seu espírito. Acredite em Deus e tenha uma religião. Estudos mostram que pessoas de fé religiosa, adoecem menos.

  • Mulheres sexualmente ativas devem realizar o exame preventivo com Ginecologista de confiança a cada seis meses. Todas as mulheres acima de 40 anos devem realizar mamografia anualmente. Saber fazer o toque na mama é muito importante, para diagnosticar pequenos nódulos.




  • Homens acima de 40 anos devem consultar um Urologista para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
  • Evite exposição solar das 10 às 16 horas. Use sempre protetor solar.



Os cânceres que mais matam no mundo são: Ca de pulmão, Ca de mama, Ca de colo de útero, Ca de intestino, Ca de esôfago, Ca de próstata. Qualidade de vida deve começar na infância.








quarta-feira, 28 de setembro de 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia do Surdo


Ontem , 26 de setembro, a comunidade surda brasileira comemorou o DIA NACIONAL DO SURDO. Data em que foi relembrada as lutas históricas, por melhores condições de vida, trabalho, educaçao , saúde, dignidade, cidadania.
A Federação Mundial dos Surdos já celebra O Dia do Surdo internacionalmente a cada dia 30 de setembro.
No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no Brasil em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos e Mudos  do Rio de Janeiro, atual, INES ( Instituto Nacional de Educação de Surdos).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

REALIZAMOS EXAMES AUDITIVOS

CLINICA ALPINO
Rua Ricardo Leite, 269.
Prédio da CLIMEC
João Monlevade
TEL: 3851 5649
Realizamos exames em crianças e adultos com suspeita de perda auditiva:
  • Audiometria
  • Impedanciometria
  • BERA
  • Emissões Otoacusticas

Temos fonoaudiólogas experientes para terapia de voz ( nódulos nas cordas vocais), reabilitação vestibular ( Labirintite), Criança respiradora bucal.

Se você apresenta zumbido, dificuldade para entender as palavras, vertigens ( tonteira), rouquidão, agende uma consulta.
DR. LUIS ALPINO PRANDINI DE ASSIS.
CRM 32419



O que são amígdalas

AMÍGDALAS:
São 2 estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo da garganta, uma em cada canto e tem a superfície irregular ( criptas). São constituídas por tecido de origem linfóide ( sistema linfóide : vasos linfáticos, linfonodos, timo, adenóide , amígdalas, folículos linfóides na parede da garganta). Tem a função de proteção imunológica do organismo, pois produzem anticorpos. Variam de tamanho de indivíduo para indivíduo.

O que é amigdalite?
É a infecção das amígdalas. Pode ser por vírus ou bactérias. Na amigdalite viral, ocorre dor de garganta branda, febre baixa e o estado geral do paciente está preservado. É  autolimitada e melhora espontaneamente com gargarejos e analgésicos comuns em poucos dias. Na amigdalite bacteriana, visualizamos placas ( exsudatos) esbranquiçadas na superfície das amígdalas, ocorre aumento importante destas estruturas com comprometimento da deglutição e da fala. Ocorre ainda, febre mais severa, queda importante do estado geral, dores pelo corpo, dor de cabeça, dor intensa ao deglutir, "ínguas" no pescoço e  mal estar generalizado.
Com repetidas infecções, as crises se tornam mais severas, podendo evoluir para abscessos na parede da garganta, hemorragias, resistência aos antibióticos,
Amigdalite bacteriana: pontos purulentos

Quando deve-se operar as amígdalas?
Existe muito medo e muita controvérsia entre as pessoas quanto a cirurgia das amígdalas. Primeiramente a cirurgia é indicada nos casos severos ( várias crises durante o ano , por vários anos consecutvos)  e refratários ( que não respondem) aos tratamentos com antibóticos prescritos de forma adequada. Também é indicada nos casos de amigdalas muito grandes, que ocupam quase toda a extensâo da faringe, prejudicando a fala, respiração e deglutição das crianças ( CRIANÇAS RESPIRADORAS BUCAIS).
A cirugia pode ser feita em qualquer idade, conforme gravidade dos sintomas. Opera-se crianças e adultos.
Portanto, faz parte da prática diária a realização (frequente) de Retirada das Amígdalas ( Amigdalectomia)

Retirando-se as amígdalas, a pessoa fica mais propensa a outras infecções de vias aéreas ( faringites e laringites)?
Não. Na verdade, as amígdalas, juntamente com a adenóide, amigdala lingual e folículos linfóides da parede da faringe, fazem parte do ANEL LINFÁTICO DE WALDEYER.

Figura: Abertura da parede de traz da faringe, mostrando o Anel Linfático de Waldeyer com a adenóide (2), os folículos linfóides(13), amigdalas (7), amigdalas linguais(8).


Quando as amígdalas são retiradas, os demais tecidos linfóides produzem anticorpos necessários para a defesa imunológica do indivíduo. Com as frequentes crises de amigdalites ( inflamção das amigdalas), o tecido linfóide vai sendo substituído por tecido fibroso, sem função de defesa. As amigdalas se tornam tortuosas, endurecidas, fibrosadas, cicatriciais, cheias de cavidades, perdem sua capacidade de produção de anticorpos e se tornam verdadeiros depósitos de bactérias e restos alimentares, causando mal halito e se tornam, na verdade, um foco de infecção. Portanto, em casos bem indicados, a retirada das amígdalas restabelecem a boa qualidade de vida do indivíduo.

A Cirurgia é perigosa?
É uma cirugia segura quando reúne equipe qualificada, hospital qualificado e paciente e familiares  bem preparados. A cirurgia em mãos experientes dura em torno de 10 a 20 minutos. É rápida e o paciente internado recebe alta no mesmo dia. Como envolve anestesia geral, a complexidade é maior devido a fatores inerentes a anestesia ( qualificação do médico anestesista, hospital e bloco cirúgico adequado com aparelhagem e monitores de boa qualidade). Complicações são muito raras e podemos listar:
  • Dificuldade de intubação ( depende de cada paciente) com traumatismo na laringe;
  • Reações alérgicas aos medicamentos usados ( sâo raras e pesquisadas na consulta pré operatória. Porém impossível prever. A anestesia moderna usa vários medicamentos em doses mais baixas, justamente para evitar efeitos indesejados com um ou outro anestésico usado em dose alta);
  • Hemorragia é rara, mas pode ocorrer como em qualquer cirurgia;



Dói muito o pós-operatório?
Em adultos, devido ao quadro de fibrose  e de varios episódios infecciosos prévios, a cirurgia é mais dolorosa. Isso é resolvido parcialmente com analgésicos potentes e alimentação branda ( sopinhas, sorvetes, gelatinas, sucos) e com 10 dias, o paciente já nâo sente mais nada. É necessário repouso relativo ( Evitar caminhadas, esportes e atividades vigorosas ) por 30 dias. Existe o risco de hemorragia tardia, que pode ser grave e necessária nova intervenção cirúrgica para estancar o sangramento.
Na criança o pós operatório é muito mais tranquilo. A criança, por ter um metabolismo mais alto, se recupera rapidamente e com 3-4 dias já consegue se alimentar de tudo.

MARQUE UMA AVALIAÇÃO CONOSCO.
CLÍNICA ALPINO
RUA RICARDO LEITE, 269. Prédio da CLIMEC.
JOÃO MONLEVADE.
3851 5649
3851 6078 RAMAL 226

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dúvidas frequentes no consultório do Otorrino

  • A pessoa tem Sinusite ou está com Sinusite?
A sinusite aguda é uma infecçao dos seios da face e mucosa do nariz, caracterizada por secreçao nasal mucopurulenta ( amarelo-esverdeada), gosto ruim na boca, mal hálito, dor em peso na face e regiao frontal, tosse, congestão nasal. É uma infecção provocada por bactérias adquiridas na comunidade, portanto é curada com uso de antibióticos. A sinusite aguda , assim como a Pneumonia e Infecçao urinária, é uma doença que deve ser tratada e curada. Portanto, pouquíssimas pessoas tem Sinusite Cronica  a vida toda. A pessoa pode estar temporariamente com Sinusite. Tratou adequadamente, curou. O diagnóstico é feito através de uma entrevista bem feita e de uma endoscopia nasal realizada no consultório com especialista. Na verdade, muita gente confunde Sinusite aguda com Sinusite Crônica.São doenças completamente diferentes. Portanto, a grande maioria das pessoas apresentam episódios de Sinusite aguda. Pouquíssimas pessoas têm Sinusite Crônica



    Video Endoscopia nasal: Secreçao nasal ( sinusite aguda).
  • Então o que é Sinusite Crônica?
A sinusite crônica é uma doença com os mesmos sintomas da sinusite aguda (secreçao nasal espessa, cefaleia em peso na face, tosse crônica), são persistentes e se manifestam desde a infância . Tem causa ainda desconhecida, provavelmente genética. Algumas doenças raras cursam com sinusite concomitante ( Fibrose Cística, Doença do Cilio Imóvel). Toda pessoa com quadro de Sinusite de repetição com uso frequente de antibióticos deve ser investigada quanto a presença dessas doenças de base ( Fibrose Cística, Doença de Kartagener, Síndrome de Young) com médico otorrinolaringologista. A pessoa que tem Sinusite Crônica apresenta Tomografia Computadorizada dos seios da face SEMPRE alterada, com espessamento da mucosa e presença de secreção. A Tomografia nunca está normal. O doente sempre apresenta algum sintoma da doença e nunca está saudável, assintomático. Pode ser necessária Cirurgia para abrir os óstios de drenagem dos seios da face, para aliviar os sintomas, pois muitos pacientes apresentam massas gelatinosas esbranquiçadas na cavidade nasal chamadas Pólipos. São pacientes também portadores de Polipose nasal. Esses pacientes podem necessitar de 2,3 ou mais cirurgias ao longo da vida.
Portanto, é um quadro complexo, de difícil tratamento, frustante para pacientes e médicos. Pesquisa-se muito hoje, o papel dos BIOFILMES. Biofilmes são placas bacterianas ( carapaças) aderidas na mucosa dos seios da face, colonizando, provocando e cronificando o quadro sinusal. Os biofilmes impedem a atuação dos antibióticos usados no combate da Sinusite cronica. Por isso, usamos esquemas terapêuticos de 2 antibióticos por tempo prolongado ( 21 dias) para tentar vencer essa resistência.


Tomografia mostrando Sinusite Crônica em seio maxilar esquerdo

  • Meu nariz vive entupido. O que pode ser?
Bem, existem várias causas para a obstrução nasal:  alteração da anatomia nasal ( desvio do septo nasal, hipertrofia ou aumento das conchas nasais, aumento da adenóide), inflamação crônica ( Rinites e Sinusites). Quando a pessoa sente apenas dificuldade para respirar pelo nariz sem nenhum outro sintoma, provavelmente trata-se de uma alteração anatômica do nariz. Somente através de uma pesquisa detalhada com especialista chega-se a um diagnóstico preciso. O nariz tem função de aquecer, filtrar e umidificar o ar que deve chegar na traqueia úmido, limpo e à temperatura corporal. A congestão nasal crônica ( por longo tempo) provoca respiração bucal ( foto), ocasionando várias alterações na criança principalmente: crescimento assimétrico dos ossos da face ocasionando por sua vez, alterações na arcada dentária ( mordida aberta), afundamento do palato ( céu da boca), diminuiçao da mandíbula, torax em peito de pombo ( abaulamento torácico), alterações do sono, desatenção, fadiga crônica.




Desvio de septo nasal



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Doenças do Inverno II


É muito comum as pessoas confundirem Resfriados com Rinite alérgica e Sinusite. São doenças com sintomas um pouco parecidos, que atuam na mucosa respiratória do nariz e seios da face, porém, apresentam peculiaridades e tratamentos distintos, pois são causadas por agentes totalmente diferentes.

RESFRIADO:
Doença autolimitada causada por Vírus ( Influenza, Rinovirus, etc) com sintomas de congestão nasal, febre baixa, dor de cabeça, secreção nasal clara, ardencia na garganta, dor no corpo leve, tosse e espirros. Os sintomas variam muito e cada paciente sente mais ou menos cada um dos sintomas citados anteriormente. Não existe tratamento específico para matar os vírus, pois os mesmos sofrem mutações todo o tempo e a doença é autolimitada. Nossos anticorpos são preparados e atentos para combater os vírus do Resfriado. Normalmente usamos apenas sintomaticos ( analgesicos e antitermicos, além de lavagem nasal com soro fisiológico) para amenizar os sintomas que por sua vez, devem durar no máximo 10 dias. DEVE-SE, QUANDO RESFRIADO,  EVITAR CONTATO ÍNTIMO COM PESSOAS  para nao transmitir os virus, que se propagam facilmente através de beijos e apertos de mão. Uma pessoa ainda, pode adquirir o resfriado quando inala o jato do espirro ou da tosse do doente. Usa-se medicamentos para controle da febre, das seceçoes e do desconforto. É importante manter boa hidrataçao,  ingerir muito líquido até a melhora total dos sintomas para não deixar o organismo debilitado e propenso a complicações: Sinusite aguda e Pneumonia.

SINUSITE AGUDA
A sinusite aguda é uma infecção do nariz e seios da face causada por bactérias que invadem, colonizam e se multiplicam no trato respiratorio superior geralmente após um resfriado mal curado ou uma crise de Rinite mal tratada. Pode ocorrer também em organismo previamente debilitado( fadiga, cansaço, stress) ou após choque térmico ( ingestão de gelados, por ex.) através da transmissão direta da bactéria ( secreçoes de pessoas contaminadas veiculadas pelas mãos, aspiraçao do jato da tosse ou espirro de alguem doente).
Caracteriza-se por secreçao nasal ou gotejamento pos nasal mucopurlento ( catarro amarelado/ esverdeado espesso, podendo conter rajas de sangue), falta de olfato, congestão e ressecamento nasal, tosse pior ao deitar ( pois a posição deitada favorece o escoamento da secreçao em direçao à garganta e aos pulmões), dor de cabeça em peso na regiao da face, desânimo, mal estar. Normalmente não ocorre febre.
O tratamento consiste em uso de antibióticos prescritos por médico e deve durar no mínmo 10 dias. O uso de antibióticos para sinusite tomados por menos de 10 dias favorece  a resistencia bacteriana e na verdade, agrava a infecção. Portanto, gripou  e não melhorou em 10 dias, procure um médico, pois deve ser uma Sinusite e a cura exige o uso de antibióticos por no mínimo, repito, 10 dias. Sinusite é coisa séria e como complicaçoes observamos Meningite, abscesso cerebral, abscesso ocular.




RINITE  CRôNICA (ALÉRGICA, SEM CAUSA APARENTE)
É uma doença crônica (evolução prolongada de meses e anos), de causas diversas ( pode ter origem alérgica, hormonal, idiopática/sem causa definida). Provavelmente de origem genética e muito influenciada por fatores ambientais( frio, mofo, poeira doméstica, ácaros). Pode estar intimamente relacionada com a Asma e com intolerância a Aspirina. E hoje deve-se abordar se o paciente é alérgico, se há a presença de sintomas de asma ( fadiga, tosse, chiado). O alérgico pode  manifestar sintomas em qualquer época da vida, porém é mais comum manifestar sintomas logo na primeira infancia ( 1-2 anos de vida).  O sintomas são principalmente: prurido ( coceira) nasal , nos olhos e garganta, secreçao nasal clara transparente, crises de espirros e congestão nasal. É uma doença sem cura. O tratamento se baseia no controle dos sintomas para evitar complicações. As complicações são principalmente sinusite e crises de asma aguda.
O tratamento é baseado em medidas ambientais  com boa higiene da casa e do quarto, evitando objetos que acumulam poeira doméstica, como livros, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia,  deve-se ainda evitar gatos e cachorros dentro de casa.
O s medicamentos são prescritos por médicos especialistas e se baseim no controle dos sintomas. Usamos antialérgicos  e corticóides por via nasal por tempo prolongado para evitar exacerbaçao dos sintomas. Os medicamentos tem resultados mais ou menos satisfatórios conforme o tipo de Rinite Crônica.



Para evitar propagação dos vírus e bactérias deve-se principalmente LAVAR AS MÃOS várias vezes ao dia.

Dica de filme da semana: A VIDA DOS OUTROS


Título original: (Das Leben der Anderen)
Lançamento: 2006 (Alemanha)
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Atores: Martina Gedeck, Ulrich Mühe, Sebastian Koch, Ulrich Tukur.
Duração: 137 min
Gênero: Drama
Status: Arquivado
A vida dos outros (Das Leben der anderen é ambientado na Alemanha Oriental de 1984 e traz em seu enredo as atividades da Stasi em torno de um autor de teatro e sua mulher, atriz de sucesso. A película levou o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007. Trata-se de um drama humano que gira em torno do conflito pessoal de vários personagens no meio de um furacão político - os anos que levaram ao colapso do regime socialista e, eventualmente, à queda do Muro de Berlim. O filme trata sobre convicções e sobre a luta interior quando um indivíduo começa a questionar coisas nas quais sempre acreditou, dando início a uma transformação silenciosa em suas atitudes.
O enredo é fantástico e tenso com um final surpreendente.
Vale a pena conferir.





 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ENFRENTE O CRACK

www.enfrenteocrack.org.br

Saiba tudo sobre a droga que tem destruído as famílias brasileiras. Precisamos entrar nessa luta juntos. Médicos, Sociedade, Governos, Entidades de Classes voltadas para ajuda humanitária.

Crack: Problema de saúde pública.

O Crack...

Crack é uma droga feita a partir da mistura de cocaína com bicarbonato de sódio geralmente fumada.É uma forma impura de cocaína e não um sub-produto. O nome deriva do verbo "to crack", que, em inglês, significa quebrar, devido aos pequenos estalidos produzidos pelos cristais (as pedras) ao serem queimados, como se quebrassem. A fumaça produzida pela queima da pedra de Crack,chega ao sistema nervoso central em dez segundos, devido ao fato de a área de absorção pulmonar ser grande e seu efeito dura de 3 a 10 minutos, com efeito de euforia mais forte do que o da cocaína, após o que produz muita depressão, o que leva o usuário a usar novamente para compensar o mal-estar, provocando intensa dependência. Não raro, o usuário tem alucinações, paranóia (ilusões de perseguição).
Em relação ao seu preço, é uma droga mais barata que a cocaína.
O uso de cocaína por via intravenosa foi quase extinto no Brasil, pois foi substituído pelo crack, que provoca efeito semelhante, sendo tão potente quanto a cocaína injetada. A forma de uso do crack também favoreceu sua disseminação, já que não necessita de seringa — basta um cachimbo, na maioria das vezes improvisado, como uma lata de alumínio furada, por exemplo.





NÚMEROS DO CRACK

· 6 Milhões é o número de usuários de drogas no Brasil segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS)

· 2 Milhões é a estimativa projetada pelo Ministério da Saúde

· 22.305.000 pessoas consideram MUITO FÁCIL obter crack caso o desejassem, apontou pesquisa

· 0,4% dos estudantes já usaram ou usam a droga

· 1/3 dos usuários MORREM, dos quais 85% por causas violentas;

· R$ 10,00 ( Dez reais) é o preço médio de uma pedra; só é mais cara que a nova droga Oxi, vendida a R$ 2,00.

· 10 segundos é o tempo necessário para a fumaça chegar ao cérebro;

· 98% das cidades brasileiras ja registraram vítimas do crack, segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

COMBATE AO CRACK

Preocupado com  o crescente número de dependentes, Conselho Federal de Medicina lançou protocolo de assistência a usuários e dependentes de crack. O documento intitulado Diretrizes gerais médicas para assistencia integral ao depende  do uso de crack, foi formulado pela Comisão de Assuntos Sociais ( CAS) da entidade a partir de uma pauta de discussões, realizadas em 2010 e 2011, com especialistas, pesquisadores, representantes de instituições interessadas no tema. As diretrizes definem conceitos relacionados à droga e a seu uso, assim como aspectos gerais e específicos do tratamento. O CRM quer disseminar entre médicos informações para tratamento. Com o apoio do Ministério da Saúde, nos próximos meses serão encaminhadas 350 mil cartilhas para os médicos brasileiros.  Em síntese, as diretrizes servem de guia para capacitar médicos, para o atendimento de usuários de crack.
http://www.enfrenteocrack.org.br/
( informações de locais para internações, legislação e campanhas)

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BABEL. Para quem é cinéfilo e ainda não assistiu. Imperdível!!!

                                               DICA DE FILME DA SEMANA
BABEL - “Eu não sou má, eu só cometi uma idiotice”. A fala da personagem Amélia, talvez sintetize o que o  filme de Alejandro González Iñárritu nos mostra. Estamos a mercê do acaso, sujeitos a erros que reverta todo os nossos sonhos e objetivos. O resultado é uma visão decadente, pessimista e desastrosa da globalização, que além de segregar, massacra.E não importa se você mora nos EUA, em Marrocos, no Japão ou no México - O simples fato de você ser uma “marionete” solta na vida, faz com que se iguale a qualquer ser humano.
Cate Blanchett, Brad Pitt e Gael García Bernal, encabeçam um elenco que ganha força com as atuações do garoto marroquino, da adolescente japonesa e a babá mexicana (Adriana Bazarra) reais protagonistas de uma história onde não existem concessões e nem finais felizes.
Pitt e Blanchett, são um casal em crise a passeio por Marrocos. Alvos de uma bala perdida e dá intolerância do homem - Seja política ou moral. Todos nós temos medo - Todos nós queremos nos salvar. Uma população marroquina serve como exemplo dos rótulos impostos a toda uma civilização.
Os dois garotos marroquinos que brincam com uma arma e a garota surda, que enfrenta problemas na juventude, traçam um paralelo da juventude atual: armas, drogas, baixa-estima, ociosidade e impulsividade. É de perder a respiração o impacto da última cena de um dos garotos.
A babá mexicana de crianças americanas surge como uma anti-heroína, que quebra regras e paga caro por isso. Impedida de ir ao casamento do filho – justamente pela bala perdida que atingiu a patroa - Amélia decide cruzar a fronteira (EUA/México) com os filhos dos patrões. Com uma narrativa não linear, chocando e mesclando culturas e intercalando as histórias de uma maneira ágil (apesar dos seus 142 minutos), Iñárritú nos proporciona cinema de pura qualidade. A história é retratada com uma veracidade impressionante. É um filme VISCERAL e atemporal.
“Amores Brutos”, “21 gramas” e “Babel”, os filmes da dupla Alejandro González Iñárritu e Guillermo Arriaga – roteirista - são imprescindíveis para se entender o mundo atual, as questões que afligem o homem moderno e as conseqüências que acumulamos na vida. De longe um dos melhores filmes do ano em 2006.

Título Original: Babel
Gênero: Drama
Duração: 142 min.
Ano: EUA - 2006
Distribuidora: Paramount Vantage/UIP
Direção: Alejandro González Iñarritu
Roteiro: Guillermo Arriaga

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DESEJO O MELHOR PARA TODOS!

"Mas se desejarmos fortemente o melhor e,
principalmente, lutarmos pelo melhor...
O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo,
e não do tamanho da minha altura."
Carlos Drummond de Andrade


"Como aliviar a dor do que não foi vivido? A resposta é simples como um
verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida
está no amor que não damos, nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do
sofrimento,perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional..."
Carlos Drummond de Andrade

PERDA AUDITIVA. É IMPORTANTE SABER E TRATAR.

PRINCIPAIS SINTOMAS DE PERDA AUDITIVA
  • Pede-se para repetir varias vezes ou isola-se socialmente;
  • Dificuldade para ouvir em ambientes barulhentos;
  •  Zumbido, chiados ou apitos nos ouvidos;
  • Aumenta o volume da TV e rádio;
  • Sensaçao de ouvido tapado, estalos e pressão nos ouvidos;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade para ouvir ao telefone, ouvir campainhas;
  • Evita ambientes com muitas pessoas pois se sente muito incomodado com barulho ou apenas finge que está escutando as pessoas em reuniões e festas;
  • Evita situaçoes comunicativas.
SINTOMAS COMUNS APRESENTADOS POR CRIANÇAS COM PERDA AUDITIVA
  • Não responde ao ser chamado;
  • Atraso no desenvolvimento da linguagem ( não fala nada ao chegar na idade de 1 ano e 6 meses);
  • Criança muito tímida, que prefere o isolamento;
  • Nao reage ou não assusta com sons fortes: buzina, batidas de portas e janelas, foguetes;
  • Criança muito agitada, nao obedece ao comando ( pode ser por falta de ouvir);
Frente a algum desses sintomas  procure-nos para o correto diagnóstico. É necessário passar por uma consulta com Médico otorrinolaringologista. Temos fonoaudiólogas preparadas para fazerem testes auditivos ( AUDIOMETRIA, EMISSÕES OTOACUSTICAS, BERA) conforme pedido médico.

CLINICA ALPINO
Prédio da Climec. Rua Ricardo Leite 269.
João Monlevade.

ADAPTAMOS APARELHOS AUDITIVOS.


TEL: 3851 5649

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ACHAMOS QUE TEMOS A VIDA NAS MÂOS!

  • Após várias consultas pela manhã me atentei num cliente hoje no consultório. Parecia diferente. Estava tranquilo, olhar sereno, diria que filosófico. Atitudes calmas, fala mansa, pausada. Diferente das outra vezes que já esteve por aqui, sempre apressado, querendo resolver seu problema de excesso de cerume nos ouvidos.  É empresário de sucesso, tem seus 60 anos de vida, bem vividos. Me disse que foi operado do coração ha 2 semanas. Passou mal enquanto fechava mais um rentável contrato de trabalho e foi levado ao Hospital Margarida. De lá, foi encaminhado urgentemente para Belo Horizonte. Foi operado e submetido a 2 pontes de safena e esteve 2 dias no CTI.  A cirurgia foi um sucesso e sua recuperaçao vai muito bem. Sua vida então, mudou. Seu olhar mostra muito isso.  Perguntei como se sentiu durante todo esse tempo e como estava se sentindo agora depois do susto da cirugia. Ele entâo respirou fundo, olhou me nos olhos e disse  então:  Doutor, sempre corri muito, a vida inteira, adquiri muita coisa, ansiava fechar bons contratos e poupar um pouco a cada mês. Sempre pensei no meu patrimonio, mas nao tinha noção alguma da vida que vale a pena ser vivida. Somos todos assim.  Como assim, perguntei? A vida Doutor. A gente pensa que tem a vida, as coisas, o tempo e as pessoas nas mãos. Mas eu pude sentir que vivemos uma vida que absolutamente ,não temos controle nenhum de nada, nada... de nada mesmo entende? E continuou: Passei mal e quase morri. Vi a morte de perto... vi a correria dos médicos e equipe, vi a vida dentro de um CTI  e nao sabia nada sobre o que aconteceria comigo. Nao podia me movimentar, nao podia sorrir, nao podia ver minha família, não podia sentir o cheiro de café, do perfume da minha esposa. Só via  a forte luz da sala  o tempo todo, tubos e ouvia o barulho de equipamentos e pessoas conversando. Pensava... será o meu fim? Repensei pesadamente e muito sonolento minha vida inteira e pensava: tanto trabalho, luta, preocupações para nada. Cai de repente e estou morrendo. É o fim. Pois é Doutor, hoje estou aqui e agradeço a Deus pela oportunidade de uma nova vida. A vida em si já é uma benção. Não pensava, mas hoje eu saboreio mais e melhor todos os momentos, sinto melhor o cheiro das coisas, mastigo os alimentos mais devagar, consigo andar com minhas pernas e respiro profundamente um ar gostoso de uma manhã fria. Sinto melhor meus pulmões, meu coração e estou vendo beleza em tudo Doutor. Tô mais emotivo. Nunca havia sentido, percebido ou pensado nisso. Poderia não estar mais aqui, mas o crescimento espiritual que tive com essa experiência me colocou mais próximo de Deus. Hoje não tenho pressa, vi que nâo adianta. Pois não sou dono de mais nada, nem da minha própria vida. Meu maior patrimônio é apenas a minha saúde e o dia de hoje que eu tenho para viver. Entâo , limpei os seus ouvidos (afinal sou otorrino) e me despedi dele com alegria. Pensei: Certamente o mundo seria diferente se as pessoas se ocupassem simplesmente com o essencial . Então, me lembrei de MARIO DE ANDRADE.  Deixo essa poesia para vocês saborearem.

  • O ESSENCIAL

    Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.

    Tenho muito mais passado do que futuro.

    Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

    Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.

    Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.

    Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

    Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

    Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

    Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.

    ‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’.

    Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa…

    Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade,

    Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade,

    O essencial faz a vida valer a pena.

    E para mim, basta o essencial!"

    (
    Mario de Andrade)

domingo, 4 de setembro de 2011

A OTORRINOLARINGOLOGIA OFERECE TECNOLOGIA DE PONTA PARA SURDOS OUVIREM: IMPLANTE COCLEAR

O implante coclear é um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, também conhecido como ouvido biônico, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo, afim de ser decodificado pelo córtex cerebral.
O funcionamento do implante coclear difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). O aparelho auditivo convencional amplifica o som e o implante coclear fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea, possibilitando ao usuário, a capacidade de perceber o som.
Atualmente existem no mundo, mais de 60.000 usuários de implante coclear.
Com a evolução tecnológica, os implantes cocleares atuais já são considerados de 3ª geração. Com isso, são considerados candidatos ao uso do dispositivo de Implante Coclear, crianças a partir dos 12 meses de idade e adultos que apresentam deficiência auditiva neurossensorial bilateral de grau severo e profundo e que não obtiveram benefícios com o uso de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual.
A avaliação dos pacientes candidatos ao Implante Coclear é realizada por meio de uma equipe interdisciplinar, composta por médicos otorrinolaringologistas treinados (otologistas), fonoaudiólogos, psicólogos e outros.
No entanto, os resultados variam de individuo para individuo, em função de uma série de fatores, entre eles, memória auditiva, estado da cóclea, motivação e dedicação e programas educacionais e/ou de reabilitação.
Candidatos que poderão apresentar um melhor benefício com o uso do implante coclear:
ADULTOS:
 

1) idade acima de 18 anos, com deficiência auditiva neurossensorial pós - lingual bilateral severa ou profunda;
 2) que não se beneficiarem do aparelho de amplificação sonora individual (AASI), ou seja, apresentarem escores inferiores a 40% em testes de reconhecimento de sentenças do dia a dia;
  3) tempo de surdez ser inferior a metade da idade do candidato (em deficiências auditivas progressivas não há limite de tempo);
 4) deficiência auditiva pré-lingual tem benefício limitado e só é indicado em pacientes com fluência da linguagem oral e com compreensão desta limitação;
 5) apresentarem adequação psicológica e motivação para o uso do Implante Coclear.
CRIANÇAS:

1) idade até 17 anos, com deficiência auditiva neurossensorial bilateral severa ou profunda;
 2) preferencialmente indica-se o Implante Coclear em deficiência auditiva pré -lingual até os 6 anos de idade. Salienta-se que a idade ideal é a partir de 1 ano;
   3) adaptação prévia de AASI (aparelho auditivo) e (re)habilitação auditiva intensiva para verificar se há benefício deste dispositivo principalmente nas deficiências auditivas severas;
  4) apresentarem incapacidade de reconhecimento de palavras em "conjunto aberto";
  5) serem provenientes de famílias adequadas e motivadas para o uso do Implante Coclear;

Para a indicação cirúrgica do implante coclear é necessário que o indivíduo submeta-se a diferentes avaliações, que fazem parte da etapa pré-cirúrgica e que serão realizadas por médicos, fonoaudiólogas, assistentes sociais e psicólogas com o objetivo de definir a indicação do implante coclear.
A cirurgia do Implante Coclear é realizada para inserção do dispositivo interno (receptor-estimulador e cabo com filamento de múltiplos eletrodos).

Após a inserção dos eletrodos já é possível a realização da telemetria de impedancio dos eletrodos e telemetria de respostas neurais (testes que permitem avaliar o funcionamento dos eletrodos na sala de cirurgia, ou seja, antes de fechar a incisão). 

anatomia do ouvido

Implante Coclear: componente interno e externo




Geralmente, a cicatrização completa ocorre entre 3 e 5 semanas após a cirurgia. No entanto durante este período, o indivíduo é capaz exercer suas atividades normalmente.
Em condições ideais os pacientes permanecem de dois a três dias no hospital após a realização da cirurgia.
Entre as complicações cirúrgicas descritas pela literatura científica internacional em pacientes submetidos à cirurgia para inserção do Implante Coclear incluem-se:
    

     • paralisia facial;
     • necrose tecidual no leito cirúrgico;
     • extrusão dos eletrodos;
     • mal posicionamento dos eletrodos;
     • presença de zumbido;
     • alterações vestibulares na primeira semana do pós-operatório;
     • e/ou defeito no componente interno.


Após a cicatrização cirúrgica, o paciente retornará à equipe do Programa de Implante Coclear para ativação dos eletrodos. É recomendado que a ativação dos eletrodos ocorra aproximadamente, quatro semanas após a cirurgia.



sábado, 3 de setembro de 2011

SURDEZ NO RECEM NASCIDO. DIAGNÓSTICO PRECOCE É FUNDAMENTAL.


DIAGNÓSTICO PRECOCE DA SURDEZ NA INFÂNCIA
A audição é importante na comunicação humana. Perda auditiva na criança pode acarretar distúrbios na aquisição da fala, linguagem e no desenvolvimento emocional, educacional e social. O diagnóstico precoce de deficiência auditiva permite a intervenção e o ideal é que ambos ocorram nos primeiros 6 meses de vida. A triagem auditiva neonatal universal é recomendada pois avalia todos os recém-nascidos e não apenas aqueles com indicadores de risco para perda auditiva. Embora existam testes comportamentais para a avaliação auditiva, os exames ideais são os objetivos, tais como as emissões otoacústicas e os (EOA) potenciais evocados auditivos de tronco cerebral, pois são exames eletrofisiológicos , rápidos, não invasivos, não dolorosos ,que não dependem da participação da criança, sendo úteis em recém-nascidos e crianças pequenas. As Emissões Otoacústicas avaliam a função coclear e o BERA avalia a função auditiva até o tronco cerebral. Ambos são usados na triagem auditiva neonatal.
CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO, EPIDEMIOLOGIA
A habilidade de comunicação é um traço distintivo da existência humana, sendo um dos maiores contribuintes para o bem estar de qualquer indivíduo. A audição é considerada a pedra angular sobre a qual se constrói o intrincado sistema da comunicação humana. Neste sentido, a privação sensorial auditiva na criança compromete não só a sua comunicação, mas seu potencial de linguagem receptiva e expressiva, sua alfabetização (leitura e escrita), seu desempenho acadêmico, seu desenvolvimento
emocional e social. Se a perda auditiva se dá antes ou durante o nascimento, é chamada perda auditiva congênita e se ocorre após o nascimento é chamada perda auditiva adquirida . Segundo o Comitê Brasileiro de Perdas Auditivas na Infância, a incidência de perda auditiva bilateral significante em neonatos saudáveis é estimada entre 1 a 3 neonatos em cada 1000 nascimentos e em cerca de 2 a 4 em 1000 nos provenientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ainda de acordo com o referido Comitê, dentre as doenças passíveis de triagem ao nascimento, a deficiência auditiva apresenta alta prevalência (fenilcetunúria 1:10.000; hipotireoidismo 2,5:10.000; anemia falciforme 2:10.000 e deficiência auditiva 30:10.000).
DIAGNÓSTICO E PREVENÇÃO DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA
O futuro de uma criança nascida com deficiência auditiva significativa depende muito da identificação precoce seguida pela intervenção imediata e adequada. Os primeiros dois anos de vida têm sido considerados como período crítico para a aquisição e desenvolvimento das habilidades auditivas e da linguagem. Durante o primeiro ano ocorre a maturação do sistema auditivo central. Como mencionado anteriormente, há um consenso de que a identificação da deficiência auditiva no primeiro ano de vida assegura a aquisição e desenvolvimento de linguagem. Portanto, um atraso na detecção de uma perda auditiva pode trazer sérios danos ao desenvolvimento da criança, ou seja, quanto mais precocemente for detectada e tratada uma perda auditiva, melhor será o prognóstico do desenvolvimento da linguagem, das habilidades acadêmicas e da interação social da criança. Dentro de um programa de detecção precoce da deficiência auditiva é importante ao avaliador desenvolver um trabalho especializado que exija tanto o conhecimento do desenvolvimento normal da audição quanto do método de triagem a ser empregado. Vários procedimentos para identificação e avaliação da audição do recém-nascido têm sido aplicados como triagem auditiva neonatal. Estes podem ser divididos em dois grupos distintos: triagem auditiva comportamental (avaliação subjetiva) e triagem auditiva eletrofisiológica (avaliação objetiva). Em 1994, o Joint Committee on Infant Hearing endossa a proposta de promover a detecção precoce da deficiência auditiva e recomenda a utilização de duas técnicas fisiológicas, o BERA e as emissões otoacústicas (OEAs) .
Cada uma dessas técnicas possui informações diferentes da audição, sendo que uma técnica não substitui a outra e sim a complementa. A técnica eletrofisiológica mais utilizada nos últimos vinte anos tem sido a Audiometria de Respostas Elétricas de Tronco Cerebral, o BERA. É o registro das respostas elétricas desencadeadas  por um estímulo sonoro ao longo da via auditiva desde o nervo coclear até o tronco encefálico podendo estimar o limiar de sensibilidade auditiva e a integridade neuro funcional das vias auditivas. É um método rápido, não invasivo, objetivo, de alta precisão, cujas respostas são estáveis e podem ser detectadas na presença de problemas condutivos mínimos. O registro dos Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico ( PEATE ou BERA) é um recurso importante no diagnóstico audiológico infantil, tanto para estabelecimento da sensibilidade auditiva quanto da integridade neural das vias auditivas, desde o nervo coclear até o tronco encefálico. O equipamento é de alto custo e o examinador deverá conhecer a anatomofisiologia da audição até o tronco cerebral e o desenvolvimento e maturação do sistema auditivo; ter habilidades específicas para realizar este exame, assim como ter xperiência para interpretar os dados. O exame completo dura em torno de 25 a 30 minutos, e se for necessário, o paciente poderá ser sedado. Outro teste para avaliação objetiva do sistema auditivo periférico pré-neural, com grande aplicabilidade clínica é o registro das Emissões Otoacústicas(EOAs). Os equipamentos para registro das EOAs são atualmente portáteis e podem ser transportados com facilidade para o berçário, a unidade de terapia intensiva neonatal e/ou para o ambulatório. São constituídos por uma sonda a ser acoplada ao meato acústico externo. Atualmente as emissões otoacústicas evocadas (EOAs) parecem ser o melhor procedimento de triagem para a detecção precoce da deficiência auditiva, pois estas representam respostas da cóclea e não dependem da maturidade do sistema nervoso central para serem observadas, não há a necessidade de colocar eletrodos de registro, é uma técnica rápida, fácil de interpretação, não invasiva e de alta especificidade de sensibilidade.
Esta técnica representa um importante avanço na pesquisa da perda de audição em recém-nascidos normais e de risco para deficiência auditiva, sendo que o National Institutes of Health  Consensus Development Panel de 1993 recomenda a sua utilização como procedimento inicial de triagem seguida por um BERA (teste de resposta auditiva de tronco encefálico) em todos os bebês que falharem no teste de emissões otoacústicas transientes.
 Triagem Auditiva Neonatal
É essencial que todos os bebês recebam testes de acompanhamento para confirmar ou excluir uma deficiência auditiva. Esse tem sido um objetivo difícil de ser atingido. O acompanhamento do desenvolvimento pode ser caracterizado por ações que visam avaliar e assistir o processo de desenvolvimento humano, através de observações periódicas. O acompanhamento deve ser multidisciplinar e passa pela avaliação de um médico otorrinolaringologista, fonoaudióloga especializada, psicóloga, acompanhamento e observação da evolução da criança deficiente por professores e pais. A criança com deficiência auditiva deverá receber precocemente um aparelho de amplificação sonoro ( AASI) ou poderá ser submetida através de uma cirurgia, a um Implante Coclear.
Criança com prótese auditiva
Implante Coclear
Próteses ( aparelhos) auditivas