CLÍNICA ALPINO

AUDIOMETRIA, TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, FIBRONASOLARINGOSCOPIA, BERA.
DOENÇAS DO OUVIDO, NARIZ E GARGANTA

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saiba sobre o Câncer de Laringe

Eles podem ocorrer em qualquer região da Laringe ( orgâo da voz)
 O que é câncer de Laringe?

As células de nosso organismo normalmente se dividem de maneira ordenada. Uma das maneiras admitidas para formação do câncer é quando as células se dividem demasiadamente formando massas conhecidas como tumores. Existem vários tipos de câncer da cabeça e pescoço.

Tumores benignos não invadem outras partes do corpo, mas os tumores malignos (cancerosos) podem invadir e enviar células cancerosas para outras partes do corpo, processo chamado de metástase. Em geral, o câncer da região da Cabeça e Pescoço não se dissemina rapidamente para outras partes do corpo, razão pela qual a cirurgia é muitas vezes o tratamento preferencial.

Existem sinais de câncer que podem ser observados?

Há muitos sintomas de câncer que podem ser observados. Estes sintomas nem sempre significam câncer, porém indicam a necessidade de se consultar um médico sempre que estes sintomas forem observados:

-
dor, caroço, inchaço ou ferida na boca que não melhora em até 15 dias;
- inchaço ou caroço no pescoço que dure mais de 2 semanas;
- mudança na voz ou rouquidão recente e persistente;
- dor de garganta repetitiva;
- dificuldade para engolir;
- dor de ouvido constante;
- alterações na pele tais como: ferida ou ulceração;
- mudança na cor ou sangramento de uma verruga;
- sangramento nasal freqüente ou obstrução nasal contínua;
- escarro sanguinolento.

Quem tem câncer de cabeça e pescoço?

Qualquer pessoa pode desenvolver câncer de cabeça e pescoço, porém pessoas que fumam ou que bebem tem um maior risco para estes tipos de câncer, sendo ainda mais perigoso se em fumar em excesso, ou seja, mais de dez cigarros por dia. Pessoas com exposição prolongada aos raios de sol também apresentam um alto risco de desenvolver câncer de pele sendo que muitos ocorrem na área da cabeça e pescoço. O câncer da glândula tireóide não depende de fatores de risco.

O câncer da Laringe?

O câncer pode ser curado, especialmente se diagnosticado e tratado no começo, antes que a doença tenha chance de se espalhar. Por isto é importante procurar um médico assim que você notar algum dos sintomas de câncer da cabeça e pescoço. O reconhecimento destes sinais e atuação rápida pode salvar a vida.



Um exame clínico demora menos de 10 minutos, não é doloroso e nem desconfortável. O médico olhará seu nariz, boca, e garganta . Poderá usar um abaixador de língua e um pequeno espelho para visualizar as áreas menos acessíveis. Ele também irá palpar seu pescoço a procura de nódulos, inchaço ou outras anormalidades. Neste exame o médico geralmente não faz o diagnóstico definitivo, sendo na maioria das vezes necessários exames complementares para decisão sobre o seu diagnóstico e tratamento. O mais comum é a ENDOSCOPIA NASOSSINUSAL E/OU A VIDEOLARINGOSCOPIA. São exames rápidos que permitem ótima visualização da Laringe. A biópsia normalmente é realizada sob anestesia e ela confirma a malignidade do tumor.

Quais os tratamentos disponíveis para estes casos?

O tratamento para o câncer varia com o tipo e gravidade da doença. Estes tumores podem ser tratados com cirurgia, radioterapia, ou quimioterapia, ou combinação destas técnicas. Recentemente novas técnicas cirúrgicas tem sido desenvolvidas, permitindo ao paciente viver mais tempo e em melhores condições. A cura é possível mesmo que o câncer não tenha sido encontrado no início.

Se eu não tiver nenhum sinal de câncer, quando eu necessitarei ser examinado de novo?

Se você tem alto risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço (se você fuma ou bebe), procure por seu médico tão logo note qualquer dos sinais de doença. Se você não é do grupo de risco e não tem sintomas, procure o médico de sua confiança uma vez ao ano.

Como eu posso evitar um câncer de cabeça e pescoço ( inclusive Laringe) ?

O melhor tratamento para o câncer da cabeça e pescoço é a prevenção. Cerca de 80% dos casos de câncer da cabeça e pescoço são causados pelo fumo, álcool e luz solar excessiva. Evite fumar. Evite o consumo de álcool. Evite exposição prolongada ao sol. Prefira alimentos pobres em gordura e ricos em fibras (verduras e legumes). Crie o hábito de examinar sua boca no espelho, à procura caroços e aftas que não cicatrizam. Procure seu médico em caso de dúvida. Estes cuidados poderão reduzir suas chances de desenvolver câncer da cabeça e pescoço assim como muitos outros tipos de câncer.

Aonde eu posso ter maiores informações?

Seu médico de confiança pode responder a muitas de suas perguntas, e encaminhar você a um especialista se julgar necessário. Você pode também procurar inicialmente serviços especializados. Nestes casos especialistas treinados poderão responder muitas de suas dúvidas, e também indicar a você outras fontes de informação ou centros especializados.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço dispõe em seu
site uma lista dos médicos especialistas Membros Efetivos da Sociedade, que estarão aptos a ajudá-lo.




 

CLINICA ALPINO

Prédio da CLIMEC

Rua Ricardo Leite, 269.
João Monlevade. MG
TEL: (31) 3851 5649

Nenhum comentário:

Postar um comentário