CLÍNICA ALPINO

AUDIOMETRIA, TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, FIBRONASOLARINGOSCOPIA, BERA.
DOENÇAS DO OUVIDO, NARIZ E GARGANTA

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dez dicas para se proteger do câncer

Segundo o INCA ( Instituto Nacional do Câncer), a prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. São raros os casos de câncer que se devem apenas a fatores hereditários.
Portanto, listamos 10 dicas para uma vida mais saudável e com menos risco de desenvolver um câncer.
  • Evite o cigarro!!! O tabagismo é o principal fator de risco para tumores de boca, esôfago, mama, bexiga, pulmão. O cigarro associado ao álcool aumenta em 10 vezes as chances de desenvolver um câncer.

  • Pratique atividade física, regularmente. Caminhadas, corridas, natação ajudam a manter o sistema imunológico ativo e vigilante contra as células cancerígenas que vão se formando ao longo da vida.


  • Consulte um bom médico regularmente, principalmente se há casos de câncer na família, para uma avaliação mais detalhada e realização de exames importantes conforme sua história de vida.
  • A vida em família fortalece os laços afetivos e fortalece a imunidade. Viva uma vida feliz e tranquila com seus próximos. A união na família é em bem precioso!

  • Tenha uma dieta saudável com muitas frutas, legumes, folhas, grãos. Evite sempre gorduras, enlatados e embutidos ( salame, presunto, linguiças defumadas). Evite comer carnes vermelhas todos os dias.


  • Tenha uma vida positiva, otimista. Trabalhe com prazer. Divirta-se. Afaste a depressão  e tudo que aflige o seu espírito. Acredite em Deus e tenha uma religião. Estudos mostram que pessoas de fé religiosa, adoecem menos.

  • Mulheres sexualmente ativas devem realizar o exame preventivo com Ginecologista de confiança a cada seis meses. Todas as mulheres acima de 40 anos devem realizar mamografia anualmente. Saber fazer o toque na mama é muito importante, para diagnosticar pequenos nódulos.




  • Homens acima de 40 anos devem consultar um Urologista para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
  • Evite exposição solar das 10 às 16 horas. Use sempre protetor solar.



Os cânceres que mais matam no mundo são: Ca de pulmão, Ca de mama, Ca de colo de útero, Ca de intestino, Ca de esôfago, Ca de próstata. Qualidade de vida deve começar na infância.








Nenhum comentário:

Postar um comentário