CLÍNICA ALPINO

AUDIOMETRIA, TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, FIBRONASOLARINGOSCOPIA, BERA.
DOENÇAS DO OUVIDO, NARIZ E GARGANTA

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Doenças do Inverno II


É muito comum as pessoas confundirem Resfriados com Rinite alérgica e Sinusite. São doenças com sintomas um pouco parecidos, que atuam na mucosa respiratória do nariz e seios da face, porém, apresentam peculiaridades e tratamentos distintos, pois são causadas por agentes totalmente diferentes.

RESFRIADO:
Doença autolimitada causada por Vírus ( Influenza, Rinovirus, etc) com sintomas de congestão nasal, febre baixa, dor de cabeça, secreção nasal clara, ardencia na garganta, dor no corpo leve, tosse e espirros. Os sintomas variam muito e cada paciente sente mais ou menos cada um dos sintomas citados anteriormente. Não existe tratamento específico para matar os vírus, pois os mesmos sofrem mutações todo o tempo e a doença é autolimitada. Nossos anticorpos são preparados e atentos para combater os vírus do Resfriado. Normalmente usamos apenas sintomaticos ( analgesicos e antitermicos, além de lavagem nasal com soro fisiológico) para amenizar os sintomas que por sua vez, devem durar no máximo 10 dias. DEVE-SE, QUANDO RESFRIADO,  EVITAR CONTATO ÍNTIMO COM PESSOAS  para nao transmitir os virus, que se propagam facilmente através de beijos e apertos de mão. Uma pessoa ainda, pode adquirir o resfriado quando inala o jato do espirro ou da tosse do doente. Usa-se medicamentos para controle da febre, das seceçoes e do desconforto. É importante manter boa hidrataçao,  ingerir muito líquido até a melhora total dos sintomas para não deixar o organismo debilitado e propenso a complicações: Sinusite aguda e Pneumonia.

SINUSITE AGUDA
A sinusite aguda é uma infecção do nariz e seios da face causada por bactérias que invadem, colonizam e se multiplicam no trato respiratorio superior geralmente após um resfriado mal curado ou uma crise de Rinite mal tratada. Pode ocorrer também em organismo previamente debilitado( fadiga, cansaço, stress) ou após choque térmico ( ingestão de gelados, por ex.) através da transmissão direta da bactéria ( secreçoes de pessoas contaminadas veiculadas pelas mãos, aspiraçao do jato da tosse ou espirro de alguem doente).
Caracteriza-se por secreçao nasal ou gotejamento pos nasal mucopurlento ( catarro amarelado/ esverdeado espesso, podendo conter rajas de sangue), falta de olfato, congestão e ressecamento nasal, tosse pior ao deitar ( pois a posição deitada favorece o escoamento da secreçao em direçao à garganta e aos pulmões), dor de cabeça em peso na regiao da face, desânimo, mal estar. Normalmente não ocorre febre.
O tratamento consiste em uso de antibióticos prescritos por médico e deve durar no mínmo 10 dias. O uso de antibióticos para sinusite tomados por menos de 10 dias favorece  a resistencia bacteriana e na verdade, agrava a infecção. Portanto, gripou  e não melhorou em 10 dias, procure um médico, pois deve ser uma Sinusite e a cura exige o uso de antibióticos por no mínimo, repito, 10 dias. Sinusite é coisa séria e como complicaçoes observamos Meningite, abscesso cerebral, abscesso ocular.




RINITE  CRôNICA (ALÉRGICA, SEM CAUSA APARENTE)
É uma doença crônica (evolução prolongada de meses e anos), de causas diversas ( pode ter origem alérgica, hormonal, idiopática/sem causa definida). Provavelmente de origem genética e muito influenciada por fatores ambientais( frio, mofo, poeira doméstica, ácaros). Pode estar intimamente relacionada com a Asma e com intolerância a Aspirina. E hoje deve-se abordar se o paciente é alérgico, se há a presença de sintomas de asma ( fadiga, tosse, chiado). O alérgico pode  manifestar sintomas em qualquer época da vida, porém é mais comum manifestar sintomas logo na primeira infancia ( 1-2 anos de vida).  O sintomas são principalmente: prurido ( coceira) nasal , nos olhos e garganta, secreçao nasal clara transparente, crises de espirros e congestão nasal. É uma doença sem cura. O tratamento se baseia no controle dos sintomas para evitar complicações. As complicações são principalmente sinusite e crises de asma aguda.
O tratamento é baseado em medidas ambientais  com boa higiene da casa e do quarto, evitando objetos que acumulam poeira doméstica, como livros, cortinas, tapetes e bichos de pelúcia,  deve-se ainda evitar gatos e cachorros dentro de casa.
O s medicamentos são prescritos por médicos especialistas e se baseim no controle dos sintomas. Usamos antialérgicos  e corticóides por via nasal por tempo prolongado para evitar exacerbaçao dos sintomas. Os medicamentos tem resultados mais ou menos satisfatórios conforme o tipo de Rinite Crônica.



Para evitar propagação dos vírus e bactérias deve-se principalmente LAVAR AS MÃOS várias vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário