CLÍNICA ALPINO

AUDIOMETRIA, TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, FIBRONASOLARINGOSCOPIA, BERA.
DOENÇAS DO OUVIDO, NARIZ E GARGANTA

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dúvidas frequentes no consultório do Otorrino

  • A pessoa tem Sinusite ou está com Sinusite?
A sinusite aguda é uma infecçao dos seios da face e mucosa do nariz, caracterizada por secreçao nasal mucopurulenta ( amarelo-esverdeada), gosto ruim na boca, mal hálito, dor em peso na face e regiao frontal, tosse, congestão nasal. É uma infecção provocada por bactérias adquiridas na comunidade, portanto é curada com uso de antibióticos. A sinusite aguda , assim como a Pneumonia e Infecçao urinária, é uma doença que deve ser tratada e curada. Portanto, pouquíssimas pessoas tem Sinusite Cronica  a vida toda. A pessoa pode estar temporariamente com Sinusite. Tratou adequadamente, curou. O diagnóstico é feito através de uma entrevista bem feita e de uma endoscopia nasal realizada no consultório com especialista. Na verdade, muita gente confunde Sinusite aguda com Sinusite Crônica.São doenças completamente diferentes. Portanto, a grande maioria das pessoas apresentam episódios de Sinusite aguda. Pouquíssimas pessoas têm Sinusite Crônica



    Video Endoscopia nasal: Secreçao nasal ( sinusite aguda).
  • Então o que é Sinusite Crônica?
A sinusite crônica é uma doença com os mesmos sintomas da sinusite aguda (secreçao nasal espessa, cefaleia em peso na face, tosse crônica), são persistentes e se manifestam desde a infância . Tem causa ainda desconhecida, provavelmente genética. Algumas doenças raras cursam com sinusite concomitante ( Fibrose Cística, Doença do Cilio Imóvel). Toda pessoa com quadro de Sinusite de repetição com uso frequente de antibióticos deve ser investigada quanto a presença dessas doenças de base ( Fibrose Cística, Doença de Kartagener, Síndrome de Young) com médico otorrinolaringologista. A pessoa que tem Sinusite Crônica apresenta Tomografia Computadorizada dos seios da face SEMPRE alterada, com espessamento da mucosa e presença de secreção. A Tomografia nunca está normal. O doente sempre apresenta algum sintoma da doença e nunca está saudável, assintomático. Pode ser necessária Cirurgia para abrir os óstios de drenagem dos seios da face, para aliviar os sintomas, pois muitos pacientes apresentam massas gelatinosas esbranquiçadas na cavidade nasal chamadas Pólipos. São pacientes também portadores de Polipose nasal. Esses pacientes podem necessitar de 2,3 ou mais cirurgias ao longo da vida.
Portanto, é um quadro complexo, de difícil tratamento, frustante para pacientes e médicos. Pesquisa-se muito hoje, o papel dos BIOFILMES. Biofilmes são placas bacterianas ( carapaças) aderidas na mucosa dos seios da face, colonizando, provocando e cronificando o quadro sinusal. Os biofilmes impedem a atuação dos antibióticos usados no combate da Sinusite cronica. Por isso, usamos esquemas terapêuticos de 2 antibióticos por tempo prolongado ( 21 dias) para tentar vencer essa resistência.


Tomografia mostrando Sinusite Crônica em seio maxilar esquerdo

  • Meu nariz vive entupido. O que pode ser?
Bem, existem várias causas para a obstrução nasal:  alteração da anatomia nasal ( desvio do septo nasal, hipertrofia ou aumento das conchas nasais, aumento da adenóide), inflamação crônica ( Rinites e Sinusites). Quando a pessoa sente apenas dificuldade para respirar pelo nariz sem nenhum outro sintoma, provavelmente trata-se de uma alteração anatômica do nariz. Somente através de uma pesquisa detalhada com especialista chega-se a um diagnóstico preciso. O nariz tem função de aquecer, filtrar e umidificar o ar que deve chegar na traqueia úmido, limpo e à temperatura corporal. A congestão nasal crônica ( por longo tempo) provoca respiração bucal ( foto), ocasionando várias alterações na criança principalmente: crescimento assimétrico dos ossos da face ocasionando por sua vez, alterações na arcada dentária ( mordida aberta), afundamento do palato ( céu da boca), diminuiçao da mandíbula, torax em peito de pombo ( abaulamento torácico), alterações do sono, desatenção, fadiga crônica.




Desvio de septo nasal



2 comentários:

  1. Bom dia! Eu trabalho em uma sala e um colega usa muito perfume. Eu sou alérgica a vários perfumes, água sanitária, desinfetantes, cheiros fortes em geral. Isso me dá tosse seca, dor de cabeça, boca seca e também o meu rosto e nariz arde muito. As vezes sinto falta de ar. Que tipo de especialista preciso procurar? Acho q algum composto químico que me faz reagir assim. Queria curar ou amenizar isso, pois está me atrapalhando no trabalho e no meu dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Eu trabalho em uma sala e um colega usa muito perfume. Eu sou alérgica a vários perfumes, água sanitária, desinfetantes, cheiros fortes em geral. Isso me dá tosse seca, dor de cabeça, boca seca e também o meu rosto e nariz arde muito. As vezes sinto falta de ar. Que tipo de especialista preciso procurar? Acho q algum composto químico que me faz reagir assim. Queria curar ou amenizar isso, pois está me atrapalhando no trabalho e no meu dia a dia.

    ResponderExcluir