CLÍNICA ALPINO

AUDIOMETRIA, TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL, FIBRONASOLARINGOSCOPIA, BERA.
DOENÇAS DO OUVIDO, NARIZ E GARGANTA

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O que são amígdalas

AMÍGDALAS:
São 2 estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo da garganta, uma em cada canto e tem a superfície irregular ( criptas). São constituídas por tecido de origem linfóide ( sistema linfóide : vasos linfáticos, linfonodos, timo, adenóide , amígdalas, folículos linfóides na parede da garganta). Tem a função de proteção imunológica do organismo, pois produzem anticorpos. Variam de tamanho de indivíduo para indivíduo.

O que é amigdalite?
É a infecção das amígdalas. Pode ser por vírus ou bactérias. Na amigdalite viral, ocorre dor de garganta branda, febre baixa e o estado geral do paciente está preservado. É  autolimitada e melhora espontaneamente com gargarejos e analgésicos comuns em poucos dias. Na amigdalite bacteriana, visualizamos placas ( exsudatos) esbranquiçadas na superfície das amígdalas, ocorre aumento importante destas estruturas com comprometimento da deglutição e da fala. Ocorre ainda, febre mais severa, queda importante do estado geral, dores pelo corpo, dor de cabeça, dor intensa ao deglutir, "ínguas" no pescoço e  mal estar generalizado.
Com repetidas infecções, as crises se tornam mais severas, podendo evoluir para abscessos na parede da garganta, hemorragias, resistência aos antibióticos,
Amigdalite bacteriana: pontos purulentos

Quando deve-se operar as amígdalas?
Existe muito medo e muita controvérsia entre as pessoas quanto a cirurgia das amígdalas. Primeiramente a cirurgia é indicada nos casos severos ( várias crises durante o ano , por vários anos consecutvos)  e refratários ( que não respondem) aos tratamentos com antibóticos prescritos de forma adequada. Também é indicada nos casos de amigdalas muito grandes, que ocupam quase toda a extensâo da faringe, prejudicando a fala, respiração e deglutição das crianças ( CRIANÇAS RESPIRADORAS BUCAIS).
A cirugia pode ser feita em qualquer idade, conforme gravidade dos sintomas. Opera-se crianças e adultos.
Portanto, faz parte da prática diária a realização (frequente) de Retirada das Amígdalas ( Amigdalectomia)

Retirando-se as amígdalas, a pessoa fica mais propensa a outras infecções de vias aéreas ( faringites e laringites)?
Não. Na verdade, as amígdalas, juntamente com a adenóide, amigdala lingual e folículos linfóides da parede da faringe, fazem parte do ANEL LINFÁTICO DE WALDEYER.

Figura: Abertura da parede de traz da faringe, mostrando o Anel Linfático de Waldeyer com a adenóide (2), os folículos linfóides(13), amigdalas (7), amigdalas linguais(8).


Quando as amígdalas são retiradas, os demais tecidos linfóides produzem anticorpos necessários para a defesa imunológica do indivíduo. Com as frequentes crises de amigdalites ( inflamção das amigdalas), o tecido linfóide vai sendo substituído por tecido fibroso, sem função de defesa. As amigdalas se tornam tortuosas, endurecidas, fibrosadas, cicatriciais, cheias de cavidades, perdem sua capacidade de produção de anticorpos e se tornam verdadeiros depósitos de bactérias e restos alimentares, causando mal halito e se tornam, na verdade, um foco de infecção. Portanto, em casos bem indicados, a retirada das amígdalas restabelecem a boa qualidade de vida do indivíduo.

A Cirurgia é perigosa?
É uma cirugia segura quando reúne equipe qualificada, hospital qualificado e paciente e familiares  bem preparados. A cirurgia em mãos experientes dura em torno de 10 a 20 minutos. É rápida e o paciente internado recebe alta no mesmo dia. Como envolve anestesia geral, a complexidade é maior devido a fatores inerentes a anestesia ( qualificação do médico anestesista, hospital e bloco cirúgico adequado com aparelhagem e monitores de boa qualidade). Complicações são muito raras e podemos listar:
  • Dificuldade de intubação ( depende de cada paciente) com traumatismo na laringe;
  • Reações alérgicas aos medicamentos usados ( sâo raras e pesquisadas na consulta pré operatória. Porém impossível prever. A anestesia moderna usa vários medicamentos em doses mais baixas, justamente para evitar efeitos indesejados com um ou outro anestésico usado em dose alta);
  • Hemorragia é rara, mas pode ocorrer como em qualquer cirurgia;



Dói muito o pós-operatório?
Em adultos, devido ao quadro de fibrose  e de varios episódios infecciosos prévios, a cirurgia é mais dolorosa. Isso é resolvido parcialmente com analgésicos potentes e alimentação branda ( sopinhas, sorvetes, gelatinas, sucos) e com 10 dias, o paciente já nâo sente mais nada. É necessário repouso relativo ( Evitar caminhadas, esportes e atividades vigorosas ) por 30 dias. Existe o risco de hemorragia tardia, que pode ser grave e necessária nova intervenção cirúrgica para estancar o sangramento.
Na criança o pós operatório é muito mais tranquilo. A criança, por ter um metabolismo mais alto, se recupera rapidamente e com 3-4 dias já consegue se alimentar de tudo.

MARQUE UMA AVALIAÇÃO CONOSCO.
CLÍNICA ALPINO
RUA RICARDO LEITE, 269. Prédio da CLIMEC.
JOÃO MONLEVADE.
3851 5649
3851 6078 RAMAL 226

4 comentários:

  1. Tenho 27 anos e a minha dra. me recomendou a retirada das amígdalas.Tem 4 dias que fiz e estou bem. A recuperaçao esta sendo suave,como se fosse uma dor de garganta normal. O repouso esta sendo bom, com minha mamãe cuidando de mim meu marido, minha familía e mais o friozinho que esta fazendo.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia anonimo de 27 anos.

    Que bom que voce está se recuperando bem!!

    Retirei minhas amidalas com 01 ano de idade.

    Todo ano tenho dor de garganta e preciso tomar antibióticos e anti-inflamatórios para não me sentir na porta do céu!!

    Cada caso é um caso e espero que você não sofra mais com a garganta.

    Vivi um momento "engraçado" há dois anos atras: doente fui me consultar com um médico do SUS e ele falou que eu estava com amidalite!!!!! Pensei (mas não falei): Ok doutor, mas como se não tenho amídalas!!!???

    Também tomo anualmente a vacina contra a gripe, mas todo ano fico gri"b"ada!

    No mais a saude é muito boa.

    Cha de gengibre+alho+guaco+limão guando se aproxima o inverno!

    Abraços e ótima recuperação!

    ResponderExcluir
  3. estou um pouco aflita meu esposo tem 40 anos e vai se submeter aessa cirugia minha maior insegurança e que ele e transplantado renal os riscos sao mais elevados que outros pacientes me dem um conselho pra me acalmar de jaobrigadu!

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com uma a minha amidala uma maior que a outra, uma ta um pouquinho inchada e a outra ta bem mucha. Devo me preocupar?

    ResponderExcluir